Fatores para um app de sucesso

Postado 1 de novembro de 2016

Quais fatores influenciam no sucesso de um app? Precisamos só alcançar a sonhada avaliação de 5 estrelas ou isso é apenas consequência dos investimentos?

Nessa semana, nosso app Youse – Seguro online tipo vc ganhou destaque na home da App Store brasileira e vimos nossos indicadores de sucesso dobrarem. Esse destaque não é negociado, muito menos comprado. Seu app precisa chamar a atenção do público para, depois, chamar a atenção da Apple – mas não é só isso.

Vários fatores nos levaram a esse patamar de destaque, não só junto à Apple Brasil mas também aos nossos clientes, como, por exemplo:

Visual impecável

A primeira versão do app tinha um visual semelhante ao de outros aplicativos, lembrando ferramentas de e-commerce. Ou seja, não tinha muito a ver com o que a Youse é e muito menos com a imagem que gostaríamos de passar aos nossos clientes.

Percebemos logo isso e decidimos sair do convencional, investir em um design moderno, que fosse além do básico visto todos os dias nos apps de hoje – e que fosse, é claro, simples de usar.

Investimos um tempo considerável discutindo, esboçando, testando opções de design e arquitetura de navegação até chegarmos a um visual moderno, super agradável, com uma interface baseada em gestos, animações e recheado de ilustrações divertidas – o que resultou em uma experiência de uso exclusiva. Compramos a ideia e, em pouco mais de dois meses, tínhamos um novo aplicativo na App Store.

Experiência WOW

Nós queríamos um app diferente, que pudesse impressionar os usuários. O design diferenciado, com gestos e animações, nos ajudou a alcançar essa experiência de interação incomum.

Isso tem um preço, é claro, pois os usuários precisam parar um tempo para pensar e entender como a interface funciona. Mas depois disso a experiência de uso se torna intuitiva e agradável, trazendo admiração na forma como os elementos visuais se movimentam – o que chamamos de “Experiência WOW”.

Integração com a plataforma

Todos nós gostamos de usar os melhores recursos de cada sistema operacional, seja no Android ou iOS. Eles são muito úteis e divertidos de usar. Nossos usuários adoram a conveniência do Touch ID e a praticidade do Spotlight Search, por exemplo.

Investimos na implementação de tecnologias como Widgets, Siri Kit e 3D Touch, que em breve estarão no app.

Integrar novos features que aproveitam os recursos dos aparelhos e dos sistemas operacionais deixa nossos usuários mais satisfeitos e nos dá muito mais prazer ao desenvolvê-los, pois são tecnologias novas que não tínhamos oportunidade de implementar em projetos convencionais.

Baixo índice de bugs

Bugs impactam negativamente a experiência do usuário – e nós sabemos bem disso. Seu app passa de “excelente” para “um lixo” em questão de segundos! A consequência direta disso são os reviews negativos na App Store.

É exatamente por isso que, desde o início, direcionamos esforços para alcançarmos um índice de qualidade bem acima da média. Investimos em testes unitários e de interface, usando as melhores tecnologias e ferramentas disponíveis para as plataformas móveis, além de testes manuais, quando automatizar era inviável.

Foco total no usuário

O usuário sempre no centro está no DNA da Youse. Cada novo recurso no app leva isso em consideração, pois acreditamos que é impossível lançar novos features sem pensar nele. Como fazemos isso? Ouvindo.

Nosso e-mail está sempre disponível e acompanhamos diariamente os reviews que são deixados na App Store. Em breve, teremos um chat dentro do app para que essa interação seja ainda mais fácil e conveniente.

Também fizemos testes com usuários reais em cafeterias, shoppings e nas ruas. Pedimos para pessoas desconhecidas testarem nossos apps, mesmo que elas ainda não fossem clientes. Isso nos deu muitos insights, nos ensinou como os usuários entendiam e interagiam com o app e apontou onde poderíamos melhorar.

O destaque

Tivemos a certeza de que estávamos na direção certa quando os usuários começaram a elogiar, indicando nos reviews que adoraram a usabilidade e a interface. Em seguida, fomos surpreendidos quando ganhamos destaque na home da App Store, em uma sessão chamada “Apps que amamos”. Afinal, ser amado pela Apple tem seu valor 😉

Semanas depois, o time da App Store Brasil entrou em contato com a gente, solicitando uma arte do nosso app para ser colocada em destaque no banner principal da loja – aquele que fica bem no topo da App Store.

Seu app Youse – Seguro online tipo vc, está sendo considerado como destaque na App Store. Embora o destaque não seja garantido, a arte será necessária se seu app for selecionado.

Isso não dava garantias de que o app entraria para a sessão de apps Featured, mas alguns dias depois recebemos a notícia: fomos premiados com esse destaque e lá ele estava, Featured no topo da App Store.

img_0005

Claro que ainda temos muitos outros features para implementar e novos recursos da plataforma a serem explorados, mas o mais importante é que estamos no caminho certo, abertos a discussões e diferentes opiniões.

Queremos caminhar integrados com a comunidade de desenvolvedores, profissionais do mercado de aplicativos e startups, pois acreditamos que é assim que se faz um app de sucesso. Vamos juntos?

Por Madson Cardoso